Compartilhamento de brincadeiras das professoras da Pré-escola da EMEI Neuza Graf. É notória a importância em propor experiências de competição para os alunos desde ainda pequenos, pois sabemos que nossa vida é de competição o tempo todo, seja por uma vaga de emprego, vaga na universidade, enfim tudo em nossa volta está relacionado à competição, sendo assim, devemos mostrar a nossas crianças que é mais importante competir do que o próprio resultado da competição, pois na competição são aprendidos conceitos como por exemplo o respeito ao outro que está associado à ética, à moral, enfim valores, também a disciplina e a compreensão de que numa competição sempre o competidor é mais importante do que a própria disputa, pois sem as pessoas a competição não existiria. Ressalta-se também que cada criança possui habilidades diferentes, consequentemente é primordial a alternância de jogos para que a diversidade de talentos seja potencializados e assim eles próprios vão percebendo que são bons em alguns jogos e nem tanto em outros, assim, aprendendo a lidar com as situações de vitória e de derrota ou até mesmo do empate. E nesse contexto deixo essas sugestões de brincadeiras que foram realizadas com a contribuição das colegas de trabalho e que podem ser úteis para outras professoras desenvolver com seus alunos.
Segue as experiências com objetivos e desenvolvimentos:
Turma Pré-Fase II B
Professora: Cristina Momoli
Auxiliares: Débora e Mariane
Data: 04 de Novembro de 2021
Objetivos:
- Encher o balão;
- Virar os copos com o ar do balão.
Desenvolvimento:
Combinar com as crianças antes de entregar os balões para que não encham demais devido ao risco de estourar e a argolinha entrar na garganta. Demonstrar a brincadeira: Encher o balão e virar os copos com o ar do balão. Realizar a brincadeira em dupla.
TURMA: Pré-Fase I D
PROFESSORA: Maria Rita e Lilian
BRINCADEIRA DIRIGIDA: Pegar bolinhas com os pés e pegar
bolinhas com as mãos.
OBJETIVO: Despertar a agilidade e a coordenação motora.
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”
(E103CG02)
Demostrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades.
DESENVOLVIMENTO: Disponibilizar os materiais necessários bolinhas, e 2 recipientes para pôr as bolinhas de plástico dentro, participarão da brincadeira duas crianças por vez que irão competir entre elas. Funcionará assim: duas crianças sentadas em cadeiras uma ao lado da outra, elas deverão pegar uma bolinha com os pés e transferir para outro recipientes, ganha quem fizer isto em menos tempo, serão 6 bolinhas para cada criança, todas participarão da brincadeira.
Segunda brincadeira: competirão duas crianças e funcionará da seguinte maneira: as bolinhas ficarão dentro de potes, um com as 6 bolinhas o outro vazio com uma distância de 2 metros aproximadamente. As duas crianças devem pegar o maior número de bolinhas possíveis, ganha quem pegar as 6 bolinhas mais rápido.
PROFESSORA: Márcia Rocha
Marlene e Nicoly
OBJETIVO: Revisar as cores, identificar e reconhecer as
cores, desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração. Desenvolver o
raciocínio lógico.
(CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: E103CG02) Demostrar controle e adequação
do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
entre outras possibilidades.
DESENVOLVIMENTO: Duas crianças por vez participam
da brincadeira, onde a criança pega os rolinhos de papel higiênico com a cor
referente, e coloca na mesma cor, aquela (e) que terminar primeiro ganha e
disputa com o próximo.
Jogo das cores
OBJETIVO: Revisar as
cores, identificar e reconhecer as cores, desenvolver a imaginação e a capacidade
de abstração. Desenvolver o raciocínio lógico.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Corpo, gestos e movimentos (E103CG02)
demostrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos,
escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades.
DESENVOLVIMENTO: Duas crianças por vez
participam do jogo, onde o aluno vai colocar os prendedores referentes às cores
no círculo com as cores respectivas. Aquele que terminar primeiro, ganha e
disputa com o próximo.
Professora: Rosemeri, Marlene e Deisy
Brincadeira: Pega Bolinha
Objetivo: Desenvolver a atenção, percepção, concentração e agilidade;
Que importante para o desenvolvimento das crianças esta interação entre as turmas, vão aprendendo a compartilhar os brinquedos, deixam de chorar quando perdem, começam a entender as regras do jogo...👏👏👏👏💯
ResponderExcluirSim é bom aprender regras desde pequenos. Obrigada por acompanhar minha página. Beijos.
ExcluirQuantas brincadeiras Legais, parabéns a equipe de professores por desenvolver atividades que as crianças brincam!
ResponderExcluirObrigada, a equipe brinca bastante com as crianças, e isso é muito bom.
ResponderExcluirLindo trabalho professora com esse trabalho você desenvolve com os pequenos, a liberdade de aprender, a cultura, o pensamento, a arte e o saber, respeito à liberdade e apreço a tolerância formando cidadãos para o trabalho e para o convívio social.
ResponderExcluirSim, as brincadeiras são muito importante para as crianças.
ResponderExcluirBrincar com jogos de competição proporciona o desenvolvimento das habilidades sócioemocionais 🥰😍👏👏👏👏
ResponderExcluirSim desenvolve várias habilidades, entre elas o sócioemocionais. Beijos.
ResponderExcluirComo é importante oferecer a nossas crianças experiências que desenvolva habilidades de socialização e explorem as emoções. Brincar é uma forma de comunicação e interação entre os pares. Excelente postagem.
ResponderExcluirÉ nossa EMEI desenvolve bastante brincadeiras legais com as crianças, sendo muito importante para eles nessa faixa etária. Obrigada. Beijos.
ExcluirMuito bom se divertindo e aprendendo desenvolvendo suas abilidades show👏👏👏
ResponderExcluirObrigada. Até nós professoras nos divertimos em brincar com os alunos. Beijos.
ResponderExcluirÓtimas experiências, estimulando e desenvolvendo habilidades significativas. Parabéns.
ResponderExcluir