Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

COMPETIÇÃO


 Sugestões de Brincadeiras

Compartilhamento de brincadeiras das professoras da Pré-escola da EMEI Neuza Graf. É notória a importância em propor experiências de competição para os alunos desde ainda pequenos, pois sabemos que nossa vida é de competição o tempo todo, seja por uma vaga de emprego, vaga na universidade, enfim tudo em nossa volta está relacionado à competição, sendo assim, devemos mostrar a nossas crianças que é mais importante competir do que o próprio resultado da competição, pois na competição são  aprendidos conceitos como por exemplo o respeito ao outro que está associado à ética, à moral, enfim valores, também a disciplina e a compreensão de que numa competição sempre o competidor é mais importante do que a própria disputa, pois sem as pessoas a competição não existiria. Ressalta-se também que cada criança possui habilidades diferentes, consequentemente é primordial a alternância de jogos para que a diversidade de talentos seja potencializados e assim eles próprios vão percebendo que são bons em alguns jogos e nem tanto em outros, assim, aprendendo a lidar com as situações de vitória e de derrota ou até mesmo do empate. E nesse contexto deixo essas sugestões de brincadeiras que foram realizadas com a contribuição das colegas de trabalho e que podem ser úteis para outras professoras desenvolver com seus alunos.

Segue as experiências com objetivos e desenvolvimentos:

Turma Pré-Fase II B

Professora: Cristina Momoli

Auxiliares: Débora e Mariane

Data: 04 de Novembro de 2021

 Experiência: Vira copos com ar do balão

Objetivos:

- Encher o balão;

- Virar os copos com o ar do balão.

Desenvolvimento:

Combinar com as crianças antes de entregar os balões para que não encham demais devido ao risco de estourar e a argolinha entrar na garganta. Demonstrar a brincadeira: Encher o balão e virar os copos com o ar do balão. Realizar a brincadeira em dupla.





TURMA: Pré-Fase I D

PROFESSORA: Maria Rita e Lilian

BRINCADEIRA DIRIGIDA: Pegar bolinhas com os pés e pegar bolinhas com as mãos.

OBJETIVO: Despertar a agilidade e a coordenação motora.

                CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”

                (E103CG02) Demostrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades.

DESENVOLVIMENTO: Disponibilizar os materiais necessários bolinhas, e 2 recipientes para pôr as bolinhas de plástico dentro, participarão da brincadeira duas crianças por vez que irão competir entre elas. Funcionará assim: duas crianças sentadas em cadeiras uma ao lado da outra, elas deverão pegar uma bolinha com os pés e transferir para outro recipientes, ganha quem fizer isto em menos tempo, serão 6 bolinhas para cada criança, todas participarão da brincadeira.

                                         

Segunda brincadeira: competirão duas crianças e funcionará da seguinte maneira: as bolinhas ficarão dentro de potes, um com as 6 bolinhas o outro vazio com uma distância de 2 metros aproximadamente. As duas crianças devem pegar o maior número de bolinhas possíveis,  ganha quem pegar as 6 bolinhas mais rápido.


TURMA: Pré-Fase I C

PROFESSORA: Márcia Rocha

Marlene e Nicoly

OBJETIVO: Revisar as cores, identificar e reconhecer as cores, desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração. Desenvolver o raciocínio lógico.

(CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: E103CG02) Demostrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades.

DESENVOLVIMENTO: Duas crianças por vez participam da brincadeira, onde a criança pega os rolinhos de papel higiênico com a cor referente, e coloca na mesma cor, aquela (e) que terminar primeiro ganha e disputa com o próximo.

 













                                                                    Jogo das  cores

OBJETIVO: Revisar as cores, identificar e reconhecer as cores, desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração. Desenvolver o raciocínio lógico.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Corpo, gestos e movimentos (E103CG02) demostrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, entre outras possibilidades.

DESENVOLVIMENTO: Duas crianças por vez participam do jogo, onde o aluno vai colocar os prendedores referentes às cores no círculo com as cores respectivas. Aquele que terminar primeiro, ganha e disputa com o próximo.

 
















Experiências das turmas Pré-Fase I B e Pré-Fase I A

Professora: Rosângela, Lilian e Fernanda

Professora: Rosemeri, Marlene e Deisy

Brincadeira: Pega Bolinha 

Objetivo: Desenvolver a atenção, percepção, concentração e agilidade;

Desenvolvimento: Fazer duas colunas com os alunos sentados de frente um para o outro, a professora vai dando os comandos, colocar as mãos nas partes do corpo em que for solicitado. Na hora em que a professora falar "pega a bolinha", a criança mais concentrada ou mais rápida pegará primeiro e será a vencedora.
























Brincadeira: Passe a bola

Objetivo: Estimular a cooperação e interação;

Desenvolvimento: Fazer duas filas contendo a mesma quantidade de crianças nas duas filas, com duas bolas a professora irá contar até três e soltar a bola no início da fila. As crianças irão passar a bola por cima da cabeça para o colega de trás, assim elas seguem até chegar no final da fila. Para voltar a bola para frente deverão passá-la por baixo das pernas dos colegas até chegar no primeiro da fila, vence a fila que a bola chegar a frente primeiro.



       


13 comentários:

  1. Que importante para o desenvolvimento das crianças esta interação entre as turmas, vão aprendendo a compartilhar os brinquedos, deixam de chorar quando perdem, começam a entender as regras do jogo...👏👏👏👏💯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é bom aprender regras desde pequenos. Obrigada por acompanhar minha página. Beijos.

      Excluir
  2. Quantas brincadeiras Legais, parabéns a equipe de professores por desenvolver atividades que as crianças brincam!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, a equipe brinca bastante com as crianças, e isso é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho professora com esse trabalho você desenvolve com os pequenos, a liberdade de aprender, a cultura, o pensamento, a arte e o saber, respeito à liberdade e apreço a tolerância formando cidadãos para o trabalho e para o convívio social.

    ResponderExcluir
  5. Sim, as brincadeiras são muito importante para as crianças.

    ResponderExcluir
  6. Brincar com jogos de competição proporciona o desenvolvimento das habilidades sócioemocionais 🥰😍👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Sim desenvolve várias habilidades, entre elas o sócioemocionais. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Como é importante oferecer a nossas crianças experiências que desenvolva habilidades de socialização e explorem as emoções. Brincar é uma forma de comunicação e interação entre os pares. Excelente postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nossa EMEI desenvolve bastante brincadeiras legais com as crianças, sendo muito importante para eles nessa faixa etária. Obrigada. Beijos.

      Excluir
  9. Muito bom se divertindo e aprendendo desenvolvendo suas abilidades show👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Obrigada. Até nós professoras nos divertimos em brincar com os alunos. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas experiências, estimulando e desenvolvendo habilidades significativas. Parabéns.

    ResponderExcluir